Primeiro A-29 Super Tucano da Força Aérea da Nigéria completa voo inaugural nos EUA

Primeiro A-29 Super Tucano da Força Aérea da Nigéria completa voo inaugural nos EUA

A Embraer Defesa & Segurança e a Sierra Nevada Corporation (SNC) anunciam que o primeiro A-29 Super Tucano destinada à Força Aérea da Nigéria completou com sucesso o voo inaugural na fábrica de Jacksonville, na Flórida (EUA). A Força Aérea da Nigéria encomendou 12 aeronaves do modelo.

As aeronaves A-29 Super Tucano destinadas à Nigéria estão atualmente sendo produzidas pela Embraer e pela Sierra Nevada Corporation, em Jacksonville, com entregas previstas em 2021.

As primeiras aeronaves A-29 da Força Aérea da Nigéria serão enviadas para o Colorado, onde serão realizadas modificações dos sistemas de missão além de alguns testes finais. Em seguida, os pilotos da Força Aérea da Nigéria serão treinados nas aeronaves, em uma etapa que antecede as entregas.

Primeiro A-29 Super Tucano da Força Aérea da Nigéria completa voo inaugural nos EUA
Primeiro A-29 Super Tucano da Força Aérea da Nigéria completa voo inaugural nos EUA

“Este é um marco significativo na produção dos A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Nigéria. A linha de produção de Jacksonville está ativa e a Embraer e a SNC estão confiantes de que a produção de outras aeronaves será concluída nos próximos meses”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“A aeronave atendeu ou superou todos todos os requisitos e estamos muito satisfeitos, pois o voo foi muito bem-sucedido”, disse Ed Topps, vice-presidente de Sistemas de Aeronaves Táticas e programas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da SNC. “A SNC e a nossa parceira Embraer estão confiantes de que a Força Aérea da Nigéria ficará muito satisfeita com essas aeronaves”.

O A-29 Super Tucano tem histórico comprovado de combate e é reconhecido como referência de excelência em aeronaves de ataque leve e reconhecimento no mundo todo. A aeronave foi projetada e construída para missões como a da Nigéria.

First Nigerian Air Force A-29 Super Tucano Light Attack Aircraft Successfully Completes Inaugural Flight from Sierra Nevada Corporation on Vimeo.

Sobre o A-29

O A-29 Super Tucano é o padrão-ouro para aeronaves de ataque leve, combate e reconhecimento. Construído nos EUA pela Sierra Nevada Corporation e seu parceiro, Embraer Defense & Security, o A-29 foi selecionado por 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo Afeganistão e Líbano. O A-29 é uma aeronave turboélice versátil e poderosa e é conhecida por seu design robusto e durável, que permite executar operações de pistas não melhoradas e em bases operacionais avançadas em ambientes austeros e terrenos acidentados. O A-29 é a única aeronave de ataque leve do mundo com um certificado de tipo militar da Força Aérea dos EUA.

Back to top